
Seu Negócio Precisa de um Propósito Claro — E Aqui Está o Porquê
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Todo mês de julho é marcado pelas férias escolares e pelas temperaturas mais baixas do inverno. Os comerciantes podem aproveitar esses dois fatores para aumentar suas vendas e faturar mais nesse período.
Setores como varejo de moda, gastronomia, turismo e prestação de serviços de reparação e manutenção de veículos, por exemplo, podem explorar o momento e investir em criatividade, inovação e qualidade.
Essas características são fundamentais em qualquer época do ano, mas, em períodos sazonais, elas devem ser bem aproveitadas para atrair um público diferenciado.
Embora seja um período curto, se bem planejado, ele pode gerar lucros e atrair novos clientes para conhecer os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.
Para garantir o sucesso das ações adotadas, fazer um levantamento do estoque, estabelecer metas e prazos e avaliar a necessidade de contratação de mais funcionários para o período é fundamental.
O planejamento deve levar em conta o público-alvo e as metas a serem alcançadas durante o mês de férias. Ao final, deve-se fazer uma avaliação dos resultados para analisar pontos positivos e negativos. Essa ação é imprescindível, já que vai orientar planejamentos futuros.
A temporada de férias de inverno representa uma ótima oportunidade para alguns segmentos. Para o mercado da moda, por exemplo, é o período para queimar o estoque de peças de frio e se preparar para apresentar as novas coleções.
Os lojistas do varejo de moda devem atentar para a vitrine, organizando, de forma criativa e chamativa, as peças de destaque e as tendências da temporada.
Eles também devem ficar de olho na próxima temporada de outono/inverno, para planejar melhor as ações de vendas do ano seguinte.
Os setores ligados à gastronomia também devem investir em atrativos, como um cardápio especial, com caldos e sopas, além de carnes e sobremesas quentes.
Organizar uma noite de queijos e vinhos pode ser atrativo para restaurantes que oferecem esse tipo de serviço.
Até mesmo as sorveterias podem fazer adaptações no cardápio para não perder a clientela, disponibilizando caldas ou chocolates quentes. Elas também podem apresentar novidades, como fondues de sorvetes ou panquecas quentes com sorvete.
O turismo é outro setor favorecido nessa época. Oferecer roteiros para quem gosta de frio, como para as regiões serranas de Minas Gerais ou do Rio de Janeiro, além de pacotes para a região Sul, como Gramado e Canela, tem bastante aceitação.
Outra ideia é promover pacotes de férias para quem deseja fugir do frio, com opções para visitar as praias do Nordeste ou se aventurar no ecoturismo na região da Amazônia. Pacotes internacionais com preços acessíveis também têm procura garantida.
O período ainda favorece o segmento de prestação de serviços de reparação e manutenção de veículos automotores, principalmente porque muitas famílias aproveitam as férias para viajar.
É importante que o empresário do setor preste atenção na qualidade dos serviços, investindo na qualificação da mão de obra e na agilidade da execução dos reparos e ajustes, já que esses fatores são essenciais para satisfazer o cliente.
Em relação a empreendimentos do comércio varejista, organizar liquidações e realizar queima de estoque também são boas opções para as férias de inverno. Como essa já é uma ação comum no período, o comerciante deve planejar meios para atrair a clientela.
Aproveitar a facilidade de divulgação nas redes sociais é uma iniciativa barata e, se bem executada, pode trazer resultados rápidos para a empresa.
Inclusive, é possível realizar uma promoção de inverno voltada especificamente para os internautas, com sorteio de brindes ou cupons de desconto.
Outra sugestão para fidelizar o cliente é organizar uma lista com os contatos dos compradores mais assíduos e avisá-los das ofertas promocionais com antecedência.
Quem deseja investir em um negócio temporário tem a opção de organizar uma colônia de férias, que pode ser voltada para os mais diversos públicos e faixas etárias: bebês, crianças, adolescentes ou idosos.
A vantagem desse tipo de empreendimento é que ele pode ser de pequeno, médio ou grande porte, organizado em área urbana ou rural, e pode agregar lucros com a venda de lanches e brindes.
Fonte: SEBRAE
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