
O que te impede de alcançar o próximo nível da sua vida?
Quantas vezes você já sentiu que está prestes a dar um grande salto, mas algo parece te segurar?
O Brasil já pode ser considerado um país de empreendedores. Segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), cerca de 42 milhões de brasileiros entre 18 e 64 anos estavam envolvidos com alguma atividade empreendedora em 2023. Mas, afinal, o que é empreendedorismo? O que é ser empreendedor?
Apesar de ser um termo bastante utilizado no mundo dos negócios, empreendedorismo nada mais é que o ato de empreender – por em execução, fazer, realizar.
Pode ser começar uma empresa, um projeto no trabalho, uma ação no bairro: o importante é ter uma ideia e trabalhar para fazer acontecer.
Ou seja, empreender é colocar em prática uma ideia a partir de uma oportunidade ou um problema. E, como então, são gerados novos produtos, serviços e até novos mercados.
Na prática, ser empreendedor é encontrar uma oportunidade, ter alguma ideia, e colocar em prática aquilo que planejou. O empreendedor gera algum impacto ao seu redor, seja porque abriu um espaço físico, resolveu algum problema, contratou alguém. Mas empreender não tem relação, necessariamente, com a geração de lucro.
Quem cria e coloca na rua um projeto social, sem fins lucrativos, por exemplo, também é uma pessoa empreendedora. Em resumo, ser empreendedor está mais ligado à realização de algum projeto.
Empreendedores compartilham algumas características em comum. Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as principais são:
O importante é saber o que funciona melhor para cada negócio e ter jogo de cintura para lidar com as adversidades.
Fonte: Nubank
Acesse nosso perfil nas redes sociais e saiba mais!
Quantas vezes você já sentiu que está prestes a dar um grande salto, mas algo parece te segurar?
Quando falamos em empreendedorismo, a primeira imagem que vem à mente de muitas pessoas é a busca pelo lucro.
Mudar de vida parece um objetivo enorme, quase inalcançável
Ser bom no que faz, ter uma empresa com tempo de mercado e ainda assim não ser valorizado pelos clientes, ou até ouvir diariamente pedidos por desconto, e ser trocado pelo concorrente por poucos reais a menos não pode ser a realidade de quem deseja se destacar no mercado