
Seu Negócio Precisa de um Propósito Claro — E Aqui Está o Porquê
Você já parou para pensar por que o seu negócio existe — além de gerar lucro?
Sabia que apostar em técnicas de linguagem corporal para vendas pode melhorar a comunicação com o cliente e aumentar seus lucros? Pois é, e isso acontece porque essa estratégia ajuda a otimizar o contato entre marca e cliente.
Pensando nisso, no artigo a seguir trouxemos seis dicas de como usar a linguagem não-verbal para arrasar nas vendas e bater suas metas.
Antes de ver as nossas dicas de como arrasar no uso da linguagem corporal para vendas, é necessário entender o que isso é.
Bem, a linguagem corporal é basicamente uma combinação de gestos, posturas e expressões faciais. Eles podem ser feitos de maneira consciente – controlada –, ou inconsciente – sem que percebamos.
Quando utilizados corretamente, esses elementos ajudam na comunicação com o cliente, sem precisar explicar tudo em detalhes. Em outras palavras, permitindo entender as intenções, sem pô-las em palavras.
Para entender melhor, veja alguns exemplos de linguagem corporal muito úteis na interação com o cliente:
Deu para entender o que é linguagem corporal? Vamos ver qual o impacto disso no mundo das vendas.
Manter uma boa linguagem corporal é essencial para melhorar a abordagem ao cliente. Em especial no setor de vendas presencial, quando se tem contato direto com o consumidor.
Nesse caso, a linguagem não-verbal auxilia na criação de um vínculo de confiança. Como consequência, obtêm-se uma melhora no relacionamento com o cliente, aumentando as chances de concretizar uma venda.
Para ficar mais fácil de entender, confira o seguinte exemplo. Imagine que você vá em uma loja de produtos automotivos. Chegando lá, o vendedor está com os ombros caídos e evita contato visual.
Nesse caso, é normal sentir que ele não é de confiança. Portanto, presume-se que ele não entende tanto sobre o produto ou serviço que oferece, mesmo que isso não seja verdade.
Já se o representante mantém uma boa postura e fala claramente, nosso cérebro automaticamente entende que ele sabe o que está fazendo. Logo, é mais fácil acreditar no que ele tem a dizer.
Afinal, é mais provável que você confie em alguém que se mostre calmo ou em quem demonstra sinais de nervosismo?
Aplicar técnicas de linguagem corporal para vendas durante a abordagem ao cliente não precisa ser nenhum “monstro invencível”.
Sim, é verdade que, no começo da carreira, isso pode ser um pouco difícil, já que inclui identificar e controlar ações feitas inconscientemente. Como quando alguém está nervoso e começa a bater os dedos na mesa.
Porém, com um pouco de prática, é possível controlar esses impulsos. Dito isso, trouxemos seis dicas de comunicação não-verbal positiva para você usar no seu dia a dia.
Você já deve ter ouvido a frase “os olhos são a janela da alma”, não é? Por isso, a primeira dica de linguagem corporal para vendas é sempre olhar nos olhos do cliente.
Entretanto, isso não significa encarar seu prospect, sem piscar, por minutos a fio – o que pode ser estranho e até meio intimidador.
O ideal é evitar ficar desviando o olhar frequentemente enquanto apresenta o produto ou serviço, o que pode dar a sensação de que está mentindo ou não tem certeza do que fala.
Como falamos mais acima, ter uma postura caída e manter a cabeça baixa, não é bom para as vendas. O principal motivo é que isso costuma ser entendido como um claro sinal de insegurança.
Sendo assim, ao atender um cliente em potencial ou participar de uma reunião, deixe suas costas retas e coloque os ombros para trás. Só tome cuidado para não parecer tenso. A ideia é passar confiança e não parecer que está “forçando” algo.
Outro ponto fundamental da linguagem corporal para vendas são as expressões faciais. Até porque, o cliente prestará mais atenção ao seu rosto durante uma conversa.
A intenção aqui é demonstrar-se aberto a uma aproximação. Em outros termos, expressar simpatia. Por esse motivo, sorria e evite gestos bruscos ou negativos, como franzir a testa. Também evite demonstrar irritação ou raiva, já que isso pode afastar o consumidor.
É comum que as partes envolvidas em uma transação apertem as mãos no início e ao final das negociações. A dica de linguagem corporal para vendas nesses casos é ser firme, mas não bruto.
O que queremos dizer é que você deve demonstrar segurança, mantendo o contato visual e apertando a mão, até mesmo agitando-a levemente.
Porém, não ache que é o Incrível Hulk e tente esmagar os dedos da outra pessoa, viu? A intenção é passar firmeza e não entrar em uma competição de força.
Você já reparou que quando alguém fala sobre um assunto que gosta ou sente-se confortável, é normal que essa pessoa gesticule com as mãos? Pois saiba que isso também pode ser usado para melhorar a comunicação com o cliente.
Ao fazer isso, demonstra-se animação sobre o tema e, consequentemente, prende a atenção do ouvinte. No entanto, tenha cuidado para não exagerar e não virar uma caricatura.
Tente controlar a empolgação para nem parecer um robô e nem que está em um filme mudo, ou pior, acabar batendo no cliente sem querer.
Por último, ao trabalhar no setor de vendas presencial, saiba se vestir de acordo com o ambiente. Aqui é essencial ter bom senso para identificar o dress code (código de vestimenta) da empresa.
Para exemplificar e ficar mais fácil de entender. Uma companhia do setor B2B, que lida com grandes empresários, tende a ter um estilo mais rígido e formal, o que é necessário para transmitir confiança.
Ao mesmo tempo, uma loja de óculos voltada para o público mais jovem, costuma ser mais despojada. Com isso, permite o uso de roupas mais casuais, que transparecem criatividade e abertura. Ficou claro?
Fonte: Blog Zendesk
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