Link copiado com sucesso!
Biografia Business Ebooks Agenda Vídeos Podcasts Eventos Blog Saiu na Mídia Cursos Livros Contato Mentorias Imprensa
Blog

6 dicas matadoras de linguagem corporal para vendas

Érika Crivellari Érika Crivellari
12 de Nov de 24 Desenvolvimento Profissional Ler mais

Sabia que apostar em técnicas de linguagem corporal para vendas pode melhorar a comunicação com o cliente e aumentar seus lucros? Pois é, e isso acontece porque essa estratégia ajuda a otimizar o contato entre marca e cliente.

Pensando nisso, no artigo a seguir trouxemos seis dicas de como usar a linguagem não-verbal para arrasar nas vendas e bater suas metas.

 

Primeiro, o que é linguagem corporal?

 

Antes de ver as nossas dicas de como arrasar no uso da linguagem corporal para vendas, é necessário entender o que isso é. 

Bem, a linguagem corporal é basicamente uma combinação de gestos, posturas e expressões faciais. Eles podem ser feitos de maneira consciente – controlada –, ou inconsciente – sem que percebamos. 

Quando utilizados corretamente, esses elementos ajudam na comunicação com o cliente, sem precisar explicar tudo em detalhes. Em outras palavras, permitindo entender as intenções, sem pô-las em palavras.

Para entender melhor, veja alguns exemplos de linguagem corporal muito úteis na interação com o cliente:

  • postura; 
  • posição das mãos e pés; 
  • direcionamento do olhar; 
  • expressões faciais;
  • dress code
  • e muito mais.

Deu para entender o que é linguagem corporal? Vamos ver qual o impacto disso no mundo das vendas.

 

Como a linguagem corporal melhora a comunicação com o cliente?

 

Manter uma boa linguagem corporal é essencial para melhorar a abordagem ao cliente. Em especial no setor de vendas presencial, quando se tem contato direto com o consumidor. 

Nesse caso, a linguagem não-verbal auxilia na criação de um vínculo de confiança. Como consequência, obtêm-se uma melhora no relacionamento com o cliente, aumentando as chances de concretizar uma venda.

Para ficar mais fácil de entender, confira o seguinte exemplo. Imagine que você vá em uma loja de produtos automotivos. Chegando lá, o vendedor está com os ombros caídos e evita contato visual. 

Nesse caso, é normal sentir que ele não é de confiança. Portanto, presume-se que ele não entende tanto sobre o produto ou serviço que oferece, mesmo que isso não seja verdade.

Já se o representante mantém uma boa postura e fala claramente, nosso cérebro automaticamente entende que ele sabe o que está fazendo. Logo, é mais fácil acreditar no que ele tem a dizer.

Afinal, é mais provável que você confie em alguém que se mostre calmo ou em quem demonstra sinais de nervosismo? 

 

Linguagem corporal para vendas: 6 dicas para usar da maneira correta 

 

Aplicar técnicas de linguagem corporal para vendas durante a abordagem ao cliente não precisa ser nenhum “monstro invencível”. 

Sim, é verdade que, no começo da carreira, isso pode ser um pouco difícil, já que inclui identificar e controlar ações feitas inconscientemente. Como quando alguém está nervoso e começa a bater os dedos na mesa.

Porém, com um pouco de prática, é possível controlar esses impulsos. Dito isso, trouxemos seis dicas de comunicação não-verbal positiva para você usar no seu dia a dia. 

 

1. Olhe nos olhos 

 

Você já deve ter ouvido a frase “os olhos são a janela da alma”, não é? Por isso, a primeira dica de linguagem corporal para vendas é sempre olhar nos olhos do cliente.

Entretanto, isso não significa encarar seu prospect, sem piscar, por minutos a fio – o que pode ser estranho e até meio intimidador. 

O ideal é evitar ficar desviando o olhar frequentemente enquanto apresenta o produto ou serviço, o que pode dar a sensação de que está mentindo ou não tem certeza do que fala.

 

2. Mantenha uma postura ereta 

 

Como falamos mais acima, ter uma postura caída e manter a cabeça baixa, não é bom para as vendas. O principal motivo é que isso costuma ser entendido como um claro sinal de insegurança. 

Sendo assim, ao atender um cliente em potencial ou participar de uma reunião, deixe suas costas retas e coloque os ombros para trás. Só tome cuidado para não parecer tenso. A ideia é passar confiança e não parecer que está “forçando” algo. 

 

3. Mantenha as expressões faciais “abertas”

 

Outro ponto fundamental da linguagem corporal para vendas são as expressões faciais. Até porque, o cliente prestará mais atenção ao seu rosto durante uma conversa. 

A intenção aqui é demonstrar-se aberto a uma aproximação. Em outros termos, expressar simpatia. Por esse motivo, sorria e evite gestos bruscos ou negativos, como franzir a testa. Também evite demonstrar irritação ou raiva, já que isso pode afastar o consumidor.

 

4. Tenha um aperto de mão firme 

 

É comum que as partes envolvidas em uma transação apertem as mãos no início e ao final das negociações. A dica de linguagem corporal para vendas nesses casos é ser firme, mas não bruto.

O que queremos dizer é que você deve demonstrar segurança, mantendo o contato visual e apertando a mão, até mesmo agitando-a levemente. 

Porém, não ache que é o Incrível Hulk e tente esmagar os dedos da outra pessoa, viu? A intenção é passar firmeza e não entrar em uma competição de força.

 

5. Gesticule, mas sem exageros

 

Você já reparou que quando alguém fala sobre um assunto que gosta ou sente-se confortável, é normal que essa pessoa gesticule com as mãos? Pois saiba que isso também pode ser usado para melhorar a comunicação com o cliente.

Ao fazer isso, demonstra-se animação sobre o tema e, consequentemente, prende a atenção do ouvinte. No entanto, tenha cuidado para não exagerar e não virar uma caricatura. 

Tente controlar a empolgação para nem parecer um robô e nem que está em um filme mudo, ou pior, acabar batendo no cliente sem querer.

 

6. Vista-se conforme o local

 

Por último, ao trabalhar no setor de vendas presencial, saiba se vestir de acordo com o ambiente. Aqui é essencial ter bom senso para identificar o dress code (código de vestimenta) da empresa.

Para exemplificar e ficar mais fácil de entender. Uma companhia do setor B2B, que lida com grandes empresários, tende a ter um estilo mais rígido e formal, o que é necessário para transmitir confiança.

Ao mesmo tempo, uma loja de óculos voltada para o público mais jovem, costuma ser mais despojada. Com isso, permite o uso de roupas mais casuais, que transparecem criatividade e abertura. Ficou claro?

 

Fonte: Blog Zendesk

 

Quer saber mais sobre como se desenvolver pessoalmente e em sua vida profissional? Clique aqui e me acompanhe também no Instagram.

comunicação vendas técnicas estratégias comunicação não verbal entonação de voz linguagem

Projetos e Experiências
relevantes em minha carreira

Publicitária de formação, trabalha com vendas desde os 8 anos de idade.

Mais de 20 anos na área comercial e gestão de pessoas.

Empreendedora por trás de 5 empresas.

Experiência de mais de 14 anos no mercado financeiro.

Especialista em fechamento de negócios, implantação de processos de vendas e gestão de pessoas.

Mentora e palestrante de desenvolvimento pessoal e empreendedorismo.

Mais de 200 profissionais empreendedores formados.

Mais de 6 mil clientes sob gestão.

Mais de 800 clientes fechados individualmente.

Membro do MDRT vitalício do MDRT (Million Dollar Round Table) como Top of the table.

Fundo Fundo

ebooks

conteúdos sobre finanças, autoconhecimento, negócios, inovação e etc

Ver mais
Fundo Fundo

business

Sucesso empresarial é o resultado de visão, determinação e ação estratégica.

Ver mais

Siga meu Instagram

@erikacrivellari
Imagem Whatsapp