
Seu Negócio Precisa de um Propósito Claro — E Aqui Está o Porquê
Você já parou para pensar por que o seu negócio existe — além de gerar lucro?
Conhecer seus concorrentes é um requisito fundamental para aumentar a competitividade da sua empresa e encontrar novas oportunidades de negócio.
Muitos empreendedores acreditam que ter conhecimento do próprio negócio já é suficiente para prosperar. Porém, para sobreviver a longo prazo em um mercado altamente competitivo, é preciso olhar além.
Não importa o seu segmento de mercado. Os seus concorrentes estão agindo e, assim como você, têm forças, fraquezas e estratégias.
Monitorar tudo isso é o que te permite desenvolver estratégias melhores e estar sempre um passo à frente.
Neste artigo, vamos compreender a fundo a importância de identificar e conhecer seus concorrentes, a diferença entre concorrentes diretos e indiretos e, por fim, dicas valiosas de como fazer uma análise eficiente da concorrência!
Vamos lá?
A importância de conhecer seus concorrentes
Ao contrário do que muitos acreditam, monitorar a concorrência não é um sinal de fraqueza ou de vulnerabilidade. Na verdade, essa análise só traz benefícios para um negócio.
E para ser a melhor, você precisa de informações sobre as outras opções disponíveis.
A ideia de conhecer os concorrentes não é apenas verificar quais são as ações das outras empresas, mas também compreender qual é a resposta do público diante das suas ações e das ações dos concorrentes e identificar lacunas nas suas estratégias.
Essa técnica é antiga e não se restringe apenas ao mundo dos negócios. Na política e no esporte, por exemplo, o monitoramento da concorrência também é um fator chave para se destacar.
Além disso, o crescimento das vendas não é o único benefício que você terá ao identificar e conhecer seus concorrentes.
Se esse processo for feito de forma correta e contínua, você também terá a oportunidade de melhorar o posicionamento da sua marca no mercado, criar um planejamento estratégico mais assertivo e fazer uma melhor gestão do trabalho em todos os setores da empresa.
Antes de iniciar a sua análise de mercado, é necessário saber diferenciar os concorrentes diretos dos concorrentes indiretos. Essa diferenciação possibilita entender o impacto que cada um deles tem no seu negócio e como superá-los.
O conceito é simples: os concorrentes diretos são aqueles que buscam atingir o mesmo público-alvo, com produtos e ofertas semelhantes às suas. Já os concorrentes indiretos têm como foco o mesmo público-alvo que você, mas com produtos ou serviços diferentes.
Para ilustrar, pense que um restaurante de fast-food concorre diretamente com outro que oferece o mesmo tipo de alimento e indiretamente com os restaurantes de comida tradicional, por exemplo.
O que analisar para conhecer seus concorrentes
O objetivo da análise de concorrência é reunir todas as informações que apontem o que as outras empresas estão fazendo, como se comunicam com os clientes e os resultados que estão conquistando.
Portanto, será necessário avaliar as forças e fraquezas de cada concorrente em relação a:
● Produtos e serviços (qualidade, segurança, design, embalagem, disponibilidade e prazos);
● Pontos de venda (localização, horário de funcionamento, vitrines, facilidades ou dificuldades de acesso e características do espaço);
● Presença digital (site, redes sociais, conteúdo de valor e relacionamento com o público nos canais digitais);
● Credibilidade (tudo que demonstra a imagem que o concorrente tem diante do mercado e do público-alvo, como reclamações, elogios e índice de satisfação);
● Preço (valor e formas de pagamento);
● Atendimento (qualidade do atendimento online e offline, quantidade de funcionários voltados para esse serviço, diferenciais, canais utilizados e métodos de atendimento personalizado).
1. Faça uma lista de concorrentes
O primeiro passo da análise é a identificação. Faça uma pesquisa minuciosa na internet e na sua cidade (em caso de negócios físicos e locais) e liste os concorrentes diretos e indiretos do seu segmento de mercado. Isso vai facilitar as próximas etapas.
2. Estabeleça objetivos
A sua análise deve ter objetivos concretos para fazer sentido. Busque entender o que te motiva a querer monitorar a concorrência e como os resultados serão utilizados para melhorar o seu negócio.
3. Defina os aspectos que serão analisados
No tópico anterior deste artigo, listamos todos os itens a serem observados em uma análise de concorrentes completa. Mas é importante saber que você não precisa, necessariamente, analisar todos esses aspectos de uma só vez. Para otimizar o tempo e os resultados, escolha, a princípio, somente os itens que são coerentes com os seus objetivos. Se você quer melhorar o que oferece para os seus clientes, considere observar os itens relacionados a produtos e serviços, preços e atendimento, por exemplo.
4. Pense como um cliente
Para uma análise eficiente, é necessário observar os concorrentes e o seu próprio negócio sob o ponto de vista do consumidor. Pense no que o cliente realmente procura e o que o deixa verdadeiramente satisfeito. E atenção: de nada adianta monitorar os concorrentes se você não é capaz de aceitar que eles podem ser melhores do que você em alguns aspectos. Por isso, seja imparcial.
5. Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia pode facilitar – e muito – a sua análise de concorrentes. Existem diversas ferramentas que te ajudam a monitorar o que as outras empresas estão fazendo e o impacto que estão causando no público. Algumas dessas ferramentas são:
● Google Alerts: receba uma notificação sempre que o seu concorrente for mencionado na mídia;
● Reclame Aqui: veja os principais problemas que os clientes têm com a concorrência;
● Ubersuggest: descubra o número mensal de visitantes do site do seu concorrente e as palavras-chave mais utilizadas;
● Socialblade: confira os números de engajamento das redes sociais da concorrência.
6. Crie um planejamento estratégico baseado nos resultados da análise
Depois de reunir todas as informações que você precisa, é hora de colocar a mão na massa e utilizar os resultados em prol do seu negócio. Com uma ampla visão dos pontos fortes e fracos da concorrência, você deverá criar um planejamento estratégico para cada setor da empresa de acordo com as necessidades e oportunidades que foram identificadas na sua análise. Dessa forma, será possível destacar em meio aos concorrentes.
Fonte: R7
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