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Você sabe a importância de um bom networking? Ative sua rede de contatos e prospere!

Erika Crivellari Erika Crivellari
17 de Jan de 25 Desenvolvimento Profissional Ler mais

Em um ambiente profissional, é muito comum encontrar diversas opiniões quando o assunto é networking. E isso pode variar bastante, de acordo com as profissões.

Sabemos que para vendedores, ter uma rede de contatos é fundamental. Consultores também são profissionais que não dispensam o networking, pois precisam deles para gerar novos negócios.

Ter uma rede de contatos também é fundamental para a busca de oportunidades no mercado de trabalho. Entretanto, para obter benefícios com essa estratégia, é importante ficar atento a alguns detalhes que podem fazer grande diferença na hora de fortalecer a sua rede de contatos.

 

O que é Networking? Conheça o conceito

O termo surgiu é oriundo da língua inglesa e no contexto dos negócios significa “criar uma rede de contatos” que favoreça a troca de conhecimentos e de experiências entre pessoas de diferentes segmentos. A finalidade do networking é proporcionar relacionamentos de colaboração recíproca entre profissionais.

Seja para fortalecer as amizades, estreitar negociações comerciais ou para aproveitar oportunidades no mercado de trabalho.

Essa ação divide opiniões. Existem muitas pessoas que consideram o networking como uma atitude falsa, outros entendem ser uma coisa natural nas relações atuais.

O que precisa ficar claro entretanto, é que manter bons relacionamentos é fundamental para qualquer pessoa. E se tratando de uma rede de contatos profissionais, existem grandes benefícios nas trocas de informações e experiências.

 

Como o networking pode ser importante para a carreira e para os negócios?

É muito comum pensar em contatos como uma forma de aumentar o ciclo social e manter bons relacionamentos.

Contudo, a todo instante estamos realizando pequenas ações que nos aproximam de diversas pessoas, que até então, não conhecíamos. Seja em um curso, em uma viagem com a família, na faculdade, ou no próprio trabalho.

O que não pensamos muitas vezes, é como isso pode estar diretamente ligado a diversos aspectos da nossa vida e não somente na área social. Como disse a teoria chamada “the small world problem” estamos à seis pessoas de distância de qualquer outra no mundo.

 

Carreira

Conviver com pessoas inspiradoras é uma oportunidade que qualquer um tem para aprimorar ideias e fazer crescer o seu potencial criativo.

Manter-se conectado é uma forma de melhorar as oportunidades de crescimento e aprimorar conhecimentos para alcançar os objetivos que você tem para a sua carreira.

Mas não pense que o networking é uma relação onde você só ganha. É importante perceber que essa rede de contatos é pautada na base da troca de informações, experiências e conhecimentos. Dificilmente você terá êxito se pensar em ganhar sempre.

 

Negócios

No mundo dos negócios, o networking é essencial. Para quem está começando a empreender, ter uma rede de contatos é o primeiro passo para organizar o negócio.

Buscar parceiros que tenham a mesma visão muitas vezes e uma atitude que começa bem antes de definir os que você vai oferecer ao mercado.

Quem nunca fez planos com amigos de fazer uma viagem no próximo verão, de comprar ingressos para um determinado show ou até mesmo de montar uma festa inesquecível?

O estranho é que esse tipo de relação é muito comum na vida pessoal. É tão fácil agradar quem gostamos, fazer amigos e fazer parte de grupos sociais dos quais nos identificamos.

E por que não utilizar esses canais para fortalecer a sua imagem profissional?

A diferença é que nas relações comerciais, tais ideias precisam ser bem estruturadas para ganhar forma, ter as pessoas certas e que buscam a mesma coisa: o resultado.

 

Fonte: Rock Content

 

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Publicitária de formação, trabalha com vendas desde os 8 anos de idade.

Mais de 20 anos na área comercial e gestão de pessoas.

Empreendedora por trás de 5 empresas.

Experiência de mais de 14 anos no mercado financeiro.

Especialista em fechamento de negócios, implantação de processos de vendas e gestão de pessoas.

Mentora e palestrante de desenvolvimento pessoal e empreendedorismo.

Mais de 200 profissionais empreendedores formados.

Mais de 6 mil clientes sob gestão.

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