Com mais um corte da Selic, desta vez de 0,25 ponto percentual para 10,50%, a taxa ficou no seu menor patamar desde fevereiro de 2022. A renda variável, principalmente a que garante uma renda passiva direto na conta, passa a se tornar mais atraente.
Neste cenário, há 19 ações na Bolsa de Valores que conseguem entregar um retorno com dividendos (dividend yield) superior à taxa básica de juros. Nomes como Petrobras, Metal Leve, Vulcabras, Copasa e Mitre Realty lideram os rendimentos.
De todas estas companhias, contudo, apenas 12 teriam capacidade de entregar um dividend yield superior a 10,50% nos próximos 12 meses, revela projeção de Einar Rivero, sócio-fundador da Elos Ayta Consultoria. É considerada a premissa de que as empresas devem manter a mesma política de distribuição de dividendos dos últimos 12 meses e ter um lucro igual ou maior ao registrado no último ano.
Mesmo com rendimentos interessantes, nem todas as companhias podem ser úteis para uma estratégia de dividendos de longo prazo. É preciso estar atento a perenidade, geração de caixa consistente e os fundamentos, segundo analistas consultados pela coluna. Nesta reportagem, apresentamos algumas empresas que podem representar oportunidade e um yield elevado nos próximos meses.
Leia mais em Uol
Selic Taxa Banco Central